A República Checa e a Eslováquia declararam Estado de emergência em resposta à epidemia do coronavírus.
Entre as medidas introduzidas, os cidadão checos ficam proibidos de visitar 15 países, considerados de alto risco (China, Coreia do Sul, Itália, Irão, Espanha, Áustria, Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, Suíça, Suécia, Noruega, Bélgica e Dinamarca) e foi proibida a entrada na Republica Checa de cidadãos provenientes destes países.
A partir da meia note de sexta feira serão implementadas medidas especiais nas fronteiras com a Áustria e Alemanha. Não será permitido o acesso a estrangeiros através dessas fronteiras. O regresso dos cidadão checos do estrangeiro e a saída de estrangeiros que se encontrem atualmente no país são permitidas , mas apenas num dos 11 pontos fronteiriços selecionados e nos quais serão controlados.
É permitida a circulação dos comboios, autocarros e embarcações vazias , sem passageiros atravessar a fronteira checa em qualquer direção ás empresas de transporte internacional de passageiros com sede na República Checa, bem como os que tenham sede fora do país .
Os motoristas de transporte de carga devem usar máscara FFP2 o FFP3 durante a carga e descarga de mercadorias, devem limitar ao máximo o contacto direto com os demais y no camião devem trazer luvas de borracha para seu uso e Gel antibacteriano para lavar regularmente as mãos.